Clamídia

Maria Helena Figueredo




Cuidado com Clamídia.



Clamídia é uma doença sexualmente transmissível(DST) comum, causada por uma bactéria, Chlamydia trachomatis, que pode danificar órgãos reprodutores femininos. Apesar dos sintomas da clamídia serem quase ou totalmente imperceptíveis, complicações sérias que causam danos irreversíveis, incluindo infertilidade, podem ocorrer silenciosamente antes da mulher perceber a doença.

A clamídia é a doença bacterial sexualmente transmissível mais freqüente. Isso sem incluir os casos em que a pessoa não sabe que está infectada. As mulheres que fazem tratamento podem voltar a contrair a doença caso seu parceiro esteja infectado.

A transmissão da clamídia se dá pelo sexo oral, vaginal ou anal. A clamídia também pode ser transmitida de mãe para filho durante parto normal.

Qualquer pessoa sexualmente ativa pode estar com a doença, sendo que, quanto maior o número de parceiros, maior é o risco de infecção. Jovens e adolescente do sexo feminino estão mais expostas a contrair clamídia devido ao fato dos órgão reprodutores não estarem completamente desenvolvidos.

A clamídia é conhecida como uma doença silenciosa porque 3/4 das mulheres infectadas e 1/2 dos homens infectados não apresentam nenhum sintoma aparente. Se aparecerem sintomas, geralmente se manifestam entre 1 a 3 semanas após a exposição.

Nas mulheres, a bactéria inicialmente infecta a uretra e a abertura do útero. Quando há sintomas, geralmente a mulher apresenta secreções vaginais acima do normal ou queimação ao urinar. Quando a infecção se espalha e atinge as trompas, algumas mulheres ainda não apresentam nenhum sintoma. Nesse estágio, algumas mulheres podem apresentar sintomas como dor abdominal, náuseas e dor durante a relação sexual. Homens infectados podem apresentar sintomas como ardência ao urinar e secreções no pênis. A clamídia também pode ocorrer na garganta, contraídos durante o sexo oral.

Se não for tratada, a clamídia pode evoluir para complicações reprodutivas e outros problemas de saúde, como infertilidade, dores crônicas, além de maior probabilidade de contrair AIDS. Nos homens, raramente há complicações sérias.

A clamídia pode ser tratada e curada com o uso de antibióticos.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon