O Sexo e a Sexologia, Saiba mais!

Daniela Silva



Sexo: Um assunto muito importante na vida
da Mulher.



A Sexologa, Celeste Cerqueira, na entrevista a Sexologa falou tudo sobre o Sexo, os problemas já encontrados, Os problemas dificil que já encontrou, Confira a entrevista.

Como se define a Sexualidade?

Celeste Cerqueira -
A sexualidade humana constitui uma característica geral, totalizante da espécie. Extremamente abrangente, muito para além do acto sexual ou da reprodução. O conceito de sexualidade encerra em si aspectos biológicos, sócio-culturais e psicológicos. O ser sexual evolui num determinado contexto biopsicossosiocultual, geralmente de forma harmónica, mas susceptível a alterações e disfunções várias que caracterizam as patologias. Felizmente, a sexualidade passou a ser encarada como uma realidade, que quando vivida de forma plena e saudável, é essencial para o bem-estar do indivíduo, independentemente da sua idade, sexo e personalidade. A saúde sexual passou a fazer parte da preocupação de cada homem e de cada mulher, tanto no que respeita ao prazer, como à fertilidade.

Qual é a relação entre Sexualidades e Afetos?

Celeste Cerqueira -
Em relação a esta questão, parece que, uns mais que outros, talvez, todos somos seres afetivos. Os afetos estão presentes em todas as áreas da nossa vida e se calhar, por excelência, na sexualidade. A afetividade, bem como a componente emocional determinam as nossas escolhas, sem descurar no entanto, as vertentes racionais e cognitiva. A afetividade interfere também nas nossas escolhas, por exemplo do parceiro sexual, do grau de intimidade e intensidade da vivência da sexualidade, que pressupõe sempre, uma partilha de afetos.

Dos problemas encontrados, Qual foi o mais dificil?

Celeste Cerqueira -
A falta de desejo sexual ou Desejo Sexual Hipoativo, é a queixa mais frequente e também a mais difícil de resolver.

Os problemas conjugais de um casal tem origem mais frequente na desmotivação sexual ou afetiva?

Celeste Cerqueira -
São múltiplos os fatores que estão na origem dos conflitos conjugais. No entanto, parece que os principais dizem respeito à ausência de diálogo, (mera comunicação) cumplicidade, intimidade, imaturidade emocional. Acontece, não raramente, a contaminação da área sexual por via de outros focos infecciosos. O contrário também se verifica, a monotonia, o desgaste relacional, acabam por afetar negativamente a atividade sexual e, em algumas situações até o rompimento do relacionamento.

Os Homossexuais, Pensa acham que o que faz assumir uma relação é mais atração fisica? Ou parte emotiva?

Celeste Cerqueira -
Muitas pessoas acham que a Homossexualidade é doença. Hoje em dia já não é assim, tendo mesmo sido retirada dos manuais de doenças psiquiátricas. Respondendo especificamente à questão, pois muito mais haveria para dizer, a dinâmica relacional entre os indivíduos homossexuais, é idêntica àquela que acontece entre os indivíduos heterossexuais. Pode existir igualmente a chamada “química”, a atração sexual pura e simples, como também, através da convivência, proximidade, identificação, sedução como elementos precedentes de uma relação sexual que se pressupõe consentida.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon