VIVER BEM: Com Renata Machado e Daniela Silva



Quando pequenos muitos de nós andávamos de bicicleta como um hobby, dando voltas perto de nossas casas, nos divertindo bastante. Parece brincadeira, mas pedalar é um dos exercícios mais completos, e que nunca deveria ser deixado de lado.

Andar de bicicleta (passeando, como forma de exercício ou como locomoção) oferece inúmeros benefícios para a saúde, prevenindo doenças do coração, pressão alta, obesidade, flacidez e a forma mais comum de diabete. Além desses tantos benefícios, pedalar contribui com o meio ambiente, já que você não está poluindo o ar e nem contribuindo com a poluição sonora. Para quem procura modelar o corpo, pedalar é ideal para enrijecer a musculatura do bumbum, da coxa, da panturrilha e do abdômen, regiões que acumulam aquela gordurinha indesejada.

Estudos dizem que pedalar durante 01 (uma) hora consome 300 (trezentas) calorias, mais que dois copos de cerveja (126 – cento e vinte e seis – calorias cada) ou quase 02 (duas) barras de chocolate (170 – cento e setenta – calorias cada). Por exemplo, em 01 (um) ano, pedalando 15 (quinze) minutos por dia, cinco vezes por semana, seria o equivalente a queimar aproximadamente 05 (cinco) quilos de gordura.

Além de todo o benefício físico e ambiental, o ciclismo pode ser prazeroso para a mente. Pesquisas comprovam que pedalar reduz níveis de depressão e stress, aumentam o bom humor e a auto-estima. Se você ainda não se sentiu encorajada (o) para pedalar, fique sabendo que andar de bicicleta em grupo aumenta o nível social e encoraja o convívio saudável e prazeroso entre grupos de pessoas.

O fortalecimento muscular e a manutenção da força nos membros inferiores auxiliam também no futuro (terceira idade), evitando quedas indesejadas. Ao pedalar, você também aumenta sua coordenação motora, permitindo um controle maior sobre ações simultâneas.

Quero pedalar! Como faço?

O primeiro passo é ir a um médico para que ele possa avaliar sua situação em particular. Depois de passar no teste é a vez dos cuidados com os equipamentos. É muito importante sempre usar capacetes, luvas, tênis e roupas leves. Utilize também, se for andar a noite, acessórios que refletem a luz dos carros. Se você for inexperiente no ramo do ciclismo, comece por lugares mais tranqüilos, como parques, praças e outros lugares com menor movimento de carros. E lembre-se, você conhece os limites de seu corpo, respeite-os.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon