Mulheres na liderança de grandes empresas

Patricia Pontes



O Poder feminino nas grandes empresas.



Parece que as mulheres estão abocanhando, cada dia mais, o seu espaço nos cargos de grande importância nas empresas. Em 2009, 43% dos postos de trabalho das 100 Melhores Empresas para Trabalhar – que empregam juntas 403.587 funcionários – são ocupados por mulheres. Elas estão em 36% dos postos de liderança, inclusive na presidência. O estudo foi conduzido pelo Great Place to Work, empresa global especialista em ambiente de trabalho.

O levantamento aponta, ainda, que nas empresas em que o contingente feminino é maior na liderança, o clima interno é melhor. A análise mostra que apesar de todo o avanço da participação feminina no mercado de trabalho, ainda existem diferenças importantes – atuando em uma mesma posição profissional, a mulher ganha menos, leva mais tempo para atingir cargos de liderança e dedica mais tempo ao estudo, formação e aprimoramento profissional.

Segundo Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work, as Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil buscam incorporar no modelo de gestão características femininas como maior capacidade de delegar, facilidade no relacionamento interpessoal, talento para gerir equipes e poder de negociação.

''A valorização dessas características por parte das empresas representa uma importante evolução. No passado, as mulheres selecionadas para cargos de liderança, dadas as enormes dificuldades para ocupar espaço, deixavam de lado as características femininas, pois precisavam apresentar um comportamento idêntico ao dos pares masculinos'', avalia o executivo.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon