COMPORTAMENTO FEMININO: Em Primeiro Lugar


Comportamento Feminino
Com Reginaldo Rodrigues


Com a chegada do verão é a hora de tirar os pés dos sapatos fechados e colocá-los em sandálias. Para exibi-los com orgulho, confira algumas dicas de cuidados.

A chegada dos dias quentes faz com que muitas mulheres queiram colocar os pezinhos para fora. Mas será que os seus pés estão bem cuidados, sem frieiras, unhas encravadas, ressecamento, micoses e calos? É bom ficar atenta para não evidenciar pés descuidados em sandálias da última estação - nem elas fazem milagres.

Cuidados essenciais

O jeito para não ser condenada a passar o verão usando sapatos fechados é começar, desde agora, uma verdadeira batalha para melhorar a aparência e a saúde dos seus pés. "Os pés devem ser cuidados por um especialista uma vez por mês. Uma ida ao podólogo garante tratamento para calos, corte correto das unhas e limpeza. Você pode ser encaminhado para um dermatologista se tiver micoses, fungos ou inflamações", diz o coordenador técnico da rede Doctor Feet, Adriano Giaciane.

Outro cuidado que deve ser seguido à risca é não permitir, de jeito nenhum, que a sua manicure retire grandes quantidades de cutícula. São elas que protegem a saúde da sua unha contra a entrada de doenças. O esmalte, apesar de deixar os pés na moda e serem uma gracinha, devem ser evitados. "Dá para passar o esmalte e deixá-lo por apenas três dias. O esmalte não deixa a unha, que é porosa, respirar", diz o podólogo da unidade Higienópolis (zona oeste de São Paulo).

Na hora do corte não adianta arredondar as pontas para ficar bonitinho. O que vale mesmo é ter pés saudáveis e com unhas retas para não encravar, além de usar tesouras e alicates limpos.

No dia-a-dia, secar os pés antes de sair por aí previne micoses e frieiras. O uso de hidratantes é mais do que bem-vindo para conquistar pele de seda, assim como o de esfoliantes uma vez por semana.

Se tiver problemas com calos e calosidades, não perca tempo e procure um especialista. "Os calos e calosidades indicam que a área está recebendo maior pressão", diz Giaciane.

Para fazer bonito com as sandálias

* controle a altura dos saltos para não pressionar o pé. Se não tiver como fugir deles, use protetores especiais.

* aplique hidratantes nos pés, principalmente nos calcanhares.

* limpe as sandálias (ou qualquer sapato) com álcool depois de usá-lo.

* enxugue muito bem os pés depois do banho.

* alterne três dias com esmalte e três dias sem.

* preserve a cutícula.

* não pense que a sola dos pés deve ser lisinha feito bumbum de bebê. Não lixe demais para não desproteger a área e trazer dor ao menor esforço.

* nada de usar sandália alheia, que pode ser maior ou menor do que o seu número.

* nunca, nunca mesmo, pegue meias emprestadas. Mesmo que sejam da sua mãe.

* alterne salto alto com saltos baixos para dar um descanso aos pés.

* não tenha medo de passar vergonha, se vai andar longas distâncias e está de salto, coloque um tênis (mesmo que esteja de tailleur. Cuidar da saúde também é moda).

* prefira meias de algodão.

* como não existe meia calça descartável, deixe a sua secando ou aplique álcool.

* se você sua muito nos pés, use talcos especiais para esta área.

* não economize, se precisar jogue sandálias e sapatos incômodos na lata do lixo.

* quando for ao podólogo e manicure, pergunte se o material é esterilizado. Se não for, saia do lugar sem cerimônias.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon