Como falar de Sexo com seu Filho

Maria Helena Figueredo

Aborde questões como doenças sexualmente transmissíveis, uso correcto de métodos contraceptivos, principalmente o preservativo. Os pais não devem esquecer que a relação sexual é uma demonstração de afeto, havendo a necessidade de fomentar comportamentos que permitam a afirmação dos próprios direitos, sem violar os dos outros.

''A mensagem mais importante é que uma boa sexualidade está ligada ao afeto e não a algo aleatório ou a uma busca de prazer imediato, pois as consequências podem ser desastrosas e não vale a pena arriscar''., Alerta a psicóloga, Dra. Zélia Caetano.

Simplificar o discurso

A informação deve ser correta e realista, tendo em conta a idade e as perguntas. A linguagem das respostas deve ser simples, direta e com termos científicos sempre que possível.

Devem falar das questões, de forma a não dar mais informação do que a pedida, pois em demasia pode ser difícil de assimilar. É importante ''enfatizar a ideia de que um bebê é um grande milagre da natureza''.

Abuso sexual

Explique que ninguém tem o direito de tocar ou de o obrigar a fazer algo de sexual sem a sua autorização, que pode confiar em si para lhe contar tudo e que as vítimas de abuso sexual não são culpadas do que aconteceu.

Erros que não devem ser cometido

Fingir que o sexo não existe, ignorar o tema.

Tratar o sexo como algo imoral ou sem importância.

Mentir ou responder quando não sabe. Assuma que não sabe a resposta e diga que vai se informar direito.

Responder : ''Isso não é um assunto para a sua idade'' ou ''Quando ficar mais velho saber.''

Tentar forçar o adolescente a falar sobre a sua intimidade. Sugigar ter a conversa com um profissional ou outro adulto de confiança.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon