O Câncer de Mama

Com Paula Nogueira


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer o câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Como não existem maneira de prevenir o câncer de mama, o ideal para cada mulher é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado maior a chance de cura com um mínimo de seqüelas.

Dentro da estratégia da detecção precoce do câncer de mama os passos mais importantes são:

Exame Clínico de Mama
Durante a consulta ginecológica o médico examina com as mãos a mama da paciente procurando encontrar sinais e sintomas de doenças.

Segundo recomendações do Instituto Nacional do Câncer no Brasil este exame deve ser feito anualmente por um médico ou agente de saúde treinado.

Mamografia

O método mais recomendado para o diagnóstico precoce do câncer de mama é a Mamografia. É também chamada de mastografia ou senografia.
O Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que mulheres, a partir dos 40 anos de idade, façam mamografia uma vez por ano. Dependendo de seus fatores de risco (por exemplo, se fuma ou se sua família tem antecedentes de câncer no seio), seu médico pode recomendar uma programação diferente.

É um exame de alta sensibilidade que pode mostrar o câncer muito antes de ser palpável.

E Mais...
Exame Clínico das Mamas e Mamografia anual, a partir dos 35 anos, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama. São consideradas mulheres de risco elevado aquelas com: um ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de mama antes dos 50 anos; um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama bilateral ou câncer de ovário; história familiar de câncer de mama masculina; lesão mamária proliferativa com atipia comprovada em biópsia;

Auto Exame das Mamas
O Auto Exame das Mamas leva apenas alguns minutos e você só precisa fazer uma vez por mês.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon